domingo, 1 de março de 2009

Cidade Maravilhosa



Sou "carioca da gema", da cidade e da capital. Lembro-me que quando criança sempre que eu viajava para fora do Rio, todo tempo eu procurava de alguma forma dizer que eu era carioca. Foi quando criança também, que na época do colégio nas aulas de história, eu aprendi que o Rio de Janeiro ganhou o nome de cidade maravilhosa por causa de uma grande reforma do Cais do Porto, bem como da reforma da própria cidade. Essa nomeação surgiu dos jornais da época para divulgar a reforma e saneamento do Rio de Janeiro, tornando a partir de 1910, a “Cidade Maravilhosa”, que até então era a capital do Brasil, como a porta de entrada para a América do Sul. Bons tempos aqueles, em que o Rio não tinha tantas imperfeições, tantos problemas e para os meus olhos de criança era uma cidade perfeita.
Hoje eu não preciso das aulas de história para saber por que o Rio é tido como “Cidade Maravilhosa”. Basta contemplar toda a sua arquitetura natural exaltada por grandes poetas e inúmeras músicas, ou o seu sol, que escalda as areias das suas variadas e convidativas praias e refletem o balançar das obras humanas sobre as ondas, ou mesmo os raios de luz que banham suas águas com um dourado intenso que a qualquer hora do dia ou da noite lhe confere um brilho soberano.
Basta lembrar que temos o Pão de Açúcar e a estátua do Cristo Redentor - uma das Sete maravilhas do Mundo Moderno. Basta sentar nas calçadas ao entardecer dos dias de verão; ir ao maracanã, a um show na praia; ver os fogos no Réveillon de Copacabana... Orgulhar-se do Teatro Municipal, da Orquestra Sinfônica Brasileira, dos museus, centros culturais, galerias de arte... Ter um sotaque maravilhoso...Ser cartão-postal do Brasil!
Não há dúvidas quanto aos motivos que fizeram a cidade do Rio ser escolhida, depois de pesquisas realizadas pelas universidades de Michigan e da Califórnia, como aquela com o povo mais cordial do mundo. O Rio é histórico; é cultural; é geográfico; é diurno, é noturno.
Hoje, eu não tenho mais o olhar de criança que a vê como a cidade perfeita. Mas tento redescobrir em mim, um olhar de criança para crer que qualquer problema nesta cidade maravilhosa pode ser superado.

* Não poderia deixar de lembrar também das minhas pessoas maravilhosas que estão fazendo aniversário assim como o meu Rio.
Marco, meu italiano maravilhoso, pra sua informação você não faz aniversário junto com o RJ à toa, você mora em um coração carioca! Te desejo tudo tudo tudo que te faça feliz!
Edrei, meu caçulinha crescido, eu quero que saiba que a maninha tá aqui sempre presente para ver e cooperar para que tudo de ótimo se realize em sua vida!

Beijoca carioca! :D

12 comentários:

Wagner Trindade disse...

Parabéns a todos \o/
Rio de Janeiro?
Eu conheci essa cidade maravilhosa, um verdadeiro encanto de cidade!
Além de conhece essa cidade tão linda tive o prazer de conhecer a "Segunda Impressão" :)
quer privilegio maior de isso!!!? hahah
Bjuz

Vandi disse...

Parabéns a todos \o/ [2]
Ah eu fui nessa mas era tão pequenininha me lembro de virar para meu pai e perguntar " pai agente esta em outro país?" rsrsrs
Eu nunca tinha visto gente com aquele sotaque.
Um dia eu quero ir pra essa cidade linda de novo e aproveitar para visitar uma certa carioca que eu adoro demais! ^^

beijoo flor vc tá escrevendo muito bem vio

Allan Robert P. J. disse...

Também sou carioca da gema. :)

Aqui na Itália chama-se de carioca todo e qualquer brasileiro. Já desisti de explicar que carioca é somente quem nasce na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, que, à época do meu nascimento, era a capital do estado da Guanabara.
Infelizmente muita coisa bonita e pura desapareceu com o estado. Paciência, somos da gema e da clara, com tudo o que está em volta.

D.Ramírez disse...

E é..Rio de Janeiro, oque o brizola fez com essa cidade gente!!!!!!!!!????
Apesar dos pesares ainda tem tudo de bom e acho lindo quando falam bem da cidade natal, como voc~e. Apesar de paulixta..rs nao tenho rixa haha, ta meio q acabando isso né? ainda bem. Conheço o Rio e Petropolis de onde guardo boas lembranças.
Parabéns pelo post;)
E entao el Plebito te conheceu hem!!! Que privilégio mesmo!!!

Besos

D.Ramírez disse...

xi...ó a decepção em ser eu paulista..rsssssssss
Ascendo espanhol sim, ate minha filha é espanhola, tem dupla nacionalidade, ms sou paulista..rsrs
O blog ta em ingles pra ingles ver so isso..rsrs
Quanto ao besos....beso

Evelyne Freitas disse...

Parabéns pro Marco! ÊÊÊ

Amiga...Como diz a bela música
"O xodó do povo é o Rio... para delírio dos mortais... "
Mas Fortaleza - CE é tudo! hihihi
Digamos assim, que somos privilegiadas... ambas moramos muito bem!

bjoo

Wagner Trindade disse...

Minha querida, tem meme pra ti no meu blog \o/
passa la que é todinho seu!!!
Otimo final de semana!!!
Bjuzz no core :)

Unknown disse...

O Rio é sem fronteiras ne..primeira capital..so poderia ser top....enorme com suas maravilhas...é a onde q tudo aocntece e enlouquece....

parabems minha amiga..

bjos

Thaís P. disse...

Oi Amiga!

Tem selinho esperando por vc
no meu Viver ok!

Beijos!

Wagner Trindade disse...

Oie
TO passando para desejar um feliz dia internacional da mulher!!! \o/
bjjuz no core

Sandra Veneziani disse...

Oi, moça...boa tarde
Vim conhecer teu espaço e gostei demais. Vim, através do blog da Thais - viver.
Aproveito pra deixar o meu carinho e quando quiser me visitar sinta-se a vontade.
tchauzinho
San

Segunda impressão disse...

Pleiba: Vc não conheceu nada do Rio, vc fez uma visitinha rápida! Precisa voltar com tempo...Obrigada pela lembrança do dia da mulher! Bjuz.

Vandi: Venha, querida! Eu iria adorar! Bjoo.

Allan: Sim, somos da gema e da clara com tudo o que está em volta!!ue maravilha isso!

Ramírez: Sem rixas, paulista!:-D Cara, pensei que vc fosse espanhol!
Pra sua informação eu amo Sampa tb!Besos.

Evelyne: Com toda certeza Fortaleza é tudo de bom! O Brasil é repleto de cidades maravilhosas! Bjoo.

Philipe: Te esperamos no Rio tb, hein!:-D

Thaís e Toque de amor: Obrigada!;-D